domingo, 31 de outubro de 2010

Nova classe média brasileira, "a força da massa" que elegeu Dilma Rousseff



"Meu Brasil tá querendo Dilma / meu Brasil tá querendo continuar / a força da massa / o povo te abraça / agora é Dilma / é a vez da mulher". O sambinha que previa a vitória só saiu no 2º turno, mas os motivos que elegeram Dilma Rousseff do PT como a 1º mulher presidente do Brasil já se conhece há uns 6 anos. 

No jingle da campanha de Dilma o motivo mais contudente pelo qual a petista foi eleita: Milhões de brasileiros "agora podem". Podem ter seu próprio carro, sua casa própria, seu emprego de carteira assinada, seu acesso a internet, podem viajar e principalmente podem dizer que sairam da pobreza. Não é que Serra seja ruim, é que é impossível competir com evidencias de que o Brasil mudou.

Mudou e mudou para melhor. Mesmo com os escandalos de corrupção, do mensalão, do dólar na cueca, da Erenice Guerra e família, Lula é o cara, 83% de aprovação entre os brasileiros. O presidente que governou para os banqueiros , governou, também, para os pobres, ou para a turma da ex-pobreza, 98,3 milhões de pessoas que compõem a nova classe média brasileira, cerca de 52% da população (eram 44% em 2002). Significa dizer que mais da metade do país mudou de vida. Pessoas que se importam com o fator sentir-se bem. 


O sambinha da Dilma dizia: "Posso ver TV de noite / Pro meu filho eu tenho o que dar / A mulher está contente / O feijão está quente / Hoje eu posso sonhar". Tudo isto, toda esta gente que a oposição ignorou elegeu Dilma Rousseff. Eu tenho vizinhos, eu sou um deles (mesmo não votando na Dilma). 

Daryan DornellesAgora tenho notbook. Besteira? nunca imaginei ter um antes. Mesmo apertado estou na faculdade e ajudo a engrossar as estatísticas de jovens negros com ensino superior. Minha família agora tem um carro, a família do meu amigo agora tem 2. Aconteceu comigo, contigo e com todo mundo.

Sabe o ProUni, o "Luz para Todos", o PAC e o "Bolsa familia"? tudo isso atingiu os brasileiros e estes brasileiros elegeram Dilma. Segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio, nos últimos seis anos cerca de 20 milhões de brasileiros deslocaram-se da base para o miolo da pirâmide social. Até há pouco tempo eles classificados como pobres ou muito pobres. Eles foram as urnas e decidiram "seguir mudando".




Nenhum comentário:

O RIO PEDE PAZ

O RIO PEDE PAZ