domingo, 17 de julho de 2011

O Segredo


Tentar desvendar o segredo do sucesso, da felicidade e da prosperidade completa se tornou um bom negócio, e em um mundo extremamente egocêntrico não é difícil aceitar teorias e explicações que dão ao homem, e só a ele, a responsabilidade de todas as coisas. Contudo, os ensinamentos do Senhor continuam aí, contrapondo-se a todas as teorias e leis que possam tirar Deus do centro e da direção de nossas vidas. Mas, afinal, qual é o segredo do sucesso e da felicidade? Somos nós que os atraímos, ou eles vêm até nós, se buscamos viver no amor e na justiça?
alt

No livro O Segredo (The secret), o sucesso está com aquele que o atrai, ou seja, você é e tem aquilo que você deseja. No livro, a autora Rhonda Byrne apresenta o Universo como o responsável pela realização de nossas aspirações, por meio da lei da atração. Cada pessoa é responsável, e somente ela pelo alcance de seus objetivos. O best saller já vendeu cerca de 10 milhões de cópias e inspirou uma coleção de outros livros que pretendem tirar uma casquinha do sucesso do original. 

A autora apresenta um modelo para se conseguir tudo que se deseja. Seja para ganhar dinheiro, curas milagrosas, sucesso profissional ou no amor, para tudo serve o dito Segredo. A apresentação do livro traz seu conteúdo como uma boa nova: “Agora O Segredo está sendo revelado ao mundo.” 

Mas até que ponto isso é verdade? Para Jesus, você tem aquilo que você não deseja. Em Mateus 6, 33, Jesus dá a pista; não só isso ele aponta o caminho; ele conta o segredo. “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será dado por acréscimo”. Não é uma contradição, em relação ao “pedi e receberei”, é um alerta de Jesus ao frenético mundo do consumismo egoísta. Deus realmente pode nos dar tudo, mas não a todo custo. O Senhor nos mostra que o que vale é focar no que não se pode ver: no amor e na justiça.

Em O Segredo, para as coisas acontecerem em nossas vidas é fundamental ter expectativa e ser grato ao Universo. A criatura é quem se move sozinha, além de ter muito poder. Veja um trecho: “...pelo que já se tem, e irá atrair ainda mais coisas”. A autora diz mais: “agradecer antecipadamente por aquilo que quer turbina seus desejos e envia ao Universo um sinal mais poderoso”. Ela ensina ainda que é necessário visualizar na mente e desfrutar na mente o que se quer, apresentando a mente como o Deus de cada um de nós.
 
alt 

De fato, a nossa mente pode nos apresentar ao bem e ao mal, o lado positivo e o negativo, o belo e o feio, o amor e o ódio, a santidade ou o pecado. Já parou pra pensar que o mundo, que todo mundo, no fundo, só quer ser feliz? Mas a felicidade não é algo que simplesmente se atrai, como um imã. Ela se constrói, e mais que isso, ela deve ser buscada com um propósito desmedido, sem ganância ou interesse.

Quando Jesus ensina a buscarmos o reino de Deus e sua justiça, ele nos garante que as alegrias e o sucesso da presente vida não estão em buscarmos isso como principal objetivo, muito menos em “priorizarmos estas coisas que ‘as traças podem roer’”.  O grande segredo ensinado por Jesus é amar desmedidamente e se alimentar em fazer a vontade de Deus acima de todas as coisas. 

Quando isso acontecer em nossas vidas certamente seremos felizes e muito bem sucedidos, nem que essa felicidade seja viver em uma pequena e singela casinha bem lá longe, por que a felicidade está naquele que entende o sentido dela. O sucesso está em amar o próximo como a ti mesmo, fazer feliz a quem nos ama ou odeia, amar a Deus sobre todas as coisas... Estas coisas das quais consiste o reino de Deus, e que o mundo jamais poderá entender. Então, de acordo com a filosofia de Jesus, o principal segredo é: desejá-lo acima de tudo.
 
alt

Nenhum comentário:

O RIO PEDE PAZ

O RIO PEDE PAZ