sábado, 1 de janeiro de 2011

Uma escola de samba "abençoada". Em SP terá a história de Abraão na avenida. Fé ou profanação?


No Brasil, maior país católico do mundo, e onde religião, fé e expressões populares se misturam com muita facilidade, tudo é possível. Mas, parece que desta vez houve um certo exagero. Acontece que escola de samba de São Paulo resolveu pregar na Avenida. Não dá para acreditar.

Uma das 14 escolas de samba do grupo especial de São Paulo resolveu levar para a passarela do samba paulistano a história de Abraão. Com clamores e orações explicitas na letra do samba-enredo, o G.R.E.S Perola Negra vai remontar na avenida a vida e a fé de Abraão, como o patriarca da fé judaico-cristã.

A justificativa da escola para o enredo de 2010 é a necessidade de renovação espiritual da humanidade diante de um mundo secularizado e descrente nos poderes divinos. (Que bonito). Entre uma bunda e outra a escola trará trechos da Bíblia dos principais acontecimentos da história de Abraão, como por exemplo: os 40 anos camnihando no deserto para Canaã, a gravidez de Sarai já na velhice, a aparição dos anjos de Deus a Ló, dentre outros.


Mas o que pensar de uma atitude como esta? Você concorda ou não com a atitude da escola? Seria uma bonita forma de demonstrar fé na avenida, ou seria simplesmente mais maneira de profanar a palavra de Deus no carnaval?

Confira a letra do samba e dê sua opinião.


Abraão, patriarca da fé

Levanto as mãos pro céu
E agradeço ao criador
Eu vou... abençoado rumo a canaã
Esperança, um novo dia
No egito meu afã
Oh, deus pai!
Nossa aliança se renova a cada manhã
Ao forjar o fato, um ato de amor
Enfrentei barreiras, luxúria e ambição
Na busca da tua verdade
Em prova toda a minha devoção

Oh, meu senhor, que conduz meu caminhar
Sou do povo de javé, tenho o dom de acreditar
Em minhas mãos adoração e sacrifício
O meu destino sob a luz do seu olhar

Fé na palavra sagrada
Que me dá força nessa jornada
Fonte de sabedoria
A paz que brilha dessa jóia rara
Glória no caminho da vitória
Fiéis seguidores em comunhão
O seu legado ficará perpetuado
Num mundo de amor, num só coração
A vila madalena canta em oração


Pela fé de abraão
Pérola negra vem cumprir sua missão
Divina luz que ilumina
O meu samba em procissão

Nenhum comentário:

O RIO PEDE PAZ

O RIO PEDE PAZ