quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Guerra santa nos cinemas: Depois do "Cine-Kardec", "Aparecida - O milagre" promete levar milhões de Católicos as telonas


Seis milhões de reais investidos, 300 cópias distribuídas para milhares de salas de cinema em todo o Brasil e um levante do cinema católico nacional após sete anos sem nenhum filme forte lançado. Esses são os números de Aparecida - O milagre, filme de Tizuka Yamasaki que, além de evangelizar, tem a missão de levar aos cinemas, na próxima sexta-feira (17), boa parte dos 125.518.774 de Católicos existentes no Brasil (segundo o I.B.G.E), se quiser chegar perto do sucesso provocado pelos filmes espíritas em 2010. "Chico Xavier" e "Nosso lar" arrebanharam juntos mais de  7 milhões de pagantes.



Aparecida - O milagre já tem o apoio maciço de movimentos e pastorais dentro da Igreja Católica. O trailler está sendo veiculado nas principais TVs católicas do país, além de ser exibido em eventos da Igreja. Com Murilo Rosa, Maria Fernanda Candido, Bete Mendes e o (ex-"Malhação") Jonatas Faro, o filme traz como tema principal a fé em Nossa Senhora Aparecida, cujo Santuário, localizado em Aparecida do Norte (SP) arrebanha cerca de 9 milhões de fieis por ano.

A trama central gira em torno de um empresário (Murilo Rosa) que precisa de um milagre da intercessão de Nossa Senhora para salvar seu filho. O único problema é que antes de clamar pelas graças da padroeira do Brasil este homem precisa arrancar de dentro de sí o preconceito e o repúdio que tem contra a mãe de Jesus, a quem ele atribui a morte do pai que perdera na infância.



Em entrevista, no último mês ao Segundo Caderno do Jornal "O Globo", a produtora do filme, Glaucia Camargos diz o real motivo pelo qual investe tanto tampo e dinheiro na produção. "Nossa Senhora causa um fenômeno curioso: ela atrai devotos de outras religiões. Ela quebra barreiras da fé e o filme leva a este debate", declarou Camargos.

Mas o que intriga mesmo aos críticos é: se a história conseguirá levar aos cinemas a massa de católicos existentes no Brasil e se este público será maior que dos dois últimos sucessos espíritas de 2010. O último filme católico de sucesso foi "Maria, mãe do filho de Deus", com padre Marcelo Rossi, que arrebanhou 2.342.494 pagantes.

Guerra Santa nos Cinemas
Quem vem "vencendo nas telonas" é o filão de produções espíritas que juntas levaram às salas do Brasil quase 10 milhões de espectadores só este ano. A "sessões espíritas" no cinema já estão sendo chamadas de "cine-Kardec", em homenagem ao grande precursor do espiritismo moderno. "Bezerra de Menezes", lançado em 2008 foi o primeiro e "As mães de Chico Xavier", assinado por Glauber Filho, já está previsto para abril de 2011.

Enquanto isso na Igreja Católica já se aguarda com euforia a estreia de Aparecida que promete tratar com emoção e profissionalismo a confirmação do Dógma de fé que atesta a intercessão e existência plena da Mãe de Deus. "O cinema ainda é pouco utilizado como mídia de promoção da fé Católica. Eu entusiasmei por 'Aparecida - O milagre' quando ainda estava na fase de projeto, por crer que pode revelar um lado desconhecido da fé Católica", disse Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), em entrevista ao "O Globo".


Assista ao trailler de "Aparecida - O milagre":


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