sábado, 27 de novembro de 2010

A cultura dos Realitys. A grande arma das emissoras brasileiras atualmente


A guerra está armada e deve continuar em 2011. O Reality se tornou a grande arma das emissoras, principalmente na questão de patrocínios, pela facilidade de inserir campanhas no formato.  Novos programas serão produzidos e o público será saturado com o formato.

Depois de escassas as produções que traziam novidade para a TV um grupo de profissionais da Televisão teve a idéia de registrar bem de perto fatos reais que acontecem no dia a dia da população, foi com esse intuito que surgiu o reality show.


Atualmente existe uma infinidade de programas deste gênero, cada um adaptado para um publico expecifico. Podemos encontrar reality shows de nogocios, talentos, confinamento, moda entre outros.
Abaixo uma lista com alguns reality exibidos atualmente  na TV brasileira:
O Aprendiz – Rede Record
Troca de Família – Rede Record
Ídolos – Rede Record
A Fazenda – Rede Record
Esquadrão da Moda – SBT
Super Nanny – SBT
Solitários – SBT
Qual é o Seu Talento? – SBT
Big Brother Brasil – Globo
Busão do Brasil – Band
Hipertensão – Globo
No Limite – Globo
Operação de Risco – RedeTV!
Dr. 90210 – RedeTV!
Transplante, Entre a Vida e a Morte – RedeTV!
O primeiro reality show foi o An American Family, que foi transmitido por uma emissora de televisão nos EUA em 1973, e exibido em doze partes; a série ficou muito conhecida na época por lidar com questões como divórcio e homossexualismo. Outros reality shows aconteceram na Inglaterra e na Europa com o mesmo enredo.
Mas afinal qual é afinalidade de um programa desse gênero? A audiência? A fama? ou o dinheiro? Na minha opinião todos. Muitos por não terem nenhum talento e nenhuma beleza atrativa acabam no ostracismo. Alguns reality shows são realizados com pessoas ricas e famosas que visam aparecer ainda mais. A audiência é somente uma consequência.
Em 1989 os reality shows ressurgiram em novos moldes, com o objetivo de aumentar a audiência e a arrecadação de redes de televisão pelo mundo inteiro, e com a interatividade do telespectador por telefone e pela internet. E reality shows como Cops e The World da MTV (lançado no Brasil como Na Real) fizeram muito sucesso.
E no Brasil?
No Brasil a onda de reality shows teve início com o programa No Limite. Que não teve tanta repercussão pelo motivo do publico não conhecer esse novo estilo de programa.
A LENDA: CASA DOS ARTISTAS
Estreou no dia 28 de Outubro de 2001, e teve sua final exibida em 16 de Dezembro do mesmo ano.
O programa alcançou uma média geral de 47 pontos. No período em que o programa foi exibido, o Fantástico, principal concorrente do horário, viu sua audiência cair para 28 pontos. A Final obteve picos de 55, a maior audiência em toda a história do SBT. No dia da final, Silvio Santos chegou a dizer: “Daqui a pouco, a Glória Maria vai dizer ‘Oi, eu sou a Glória Maria’, e o Bial: ‘Estávamos vendo a Casa dos Artistas’. O SBT, para ganhar audiência, ia aos breaks no mesmo momento dos breaks da Globo. A vencedora Bárbara Paz e os outros participantes cantaram: ‘Sobe, sobe, sobe, Ibope’ na noite da final.
A Rede Globo de Televisão acusou em nota oficial que o SBT estaria plagiando a idéia da produtora Endemol, criador e detentor dos direitos do reality show Big Brother, programa que o SBT acabou recusando comprar, para fazer uma versão sem pagar direitos autorais.
Logo em seguida a Endemol criou uma variação do Big Brother, semelhante à atração de Silvio Santos: era o “Big Brother VIP” ou “Celebrity Big Brother”, feito com famosos, que foi ao ar nos Países Baixos em 2000 pela primeira vez.
BIG BROTHER BRASIL
O Big Brother Brasil reality show produzido pela Endemol, estreou na Rede Globo em 2002, e está em sua 10ª edição.
O primeiro reality show BBB foi questionado pelo público por conter cenas de libidinagem, palavrões e discussões levianas. O programa passou por uma readaptação e está mais rígido; as cenas são editadas e algumas não são mostradas ao público. 
Os participantes também estão mais atentos à exposição mesmo debaixo de um edredom. Foram criadas novas atrações como visitas de famosos. Há mais prêmios para os participantes e telespectadores. A vitalidade do programa parece estar garantida, devido ao lucro das ligações telefônicas e dos patrocinadores. 
Nos paredões onde um candidato é eliminado pelo voto dos telespectadores há recorde de audiência no horário. No último paredão foram mais de 90 milhões de ligações; e levando em conta que somos cerca de 180 milhões de habitantes. Nada mal.
Outros reality shows como Troca de família, Idolos, A fazenda, Esquadrão da moda, Qual é o seu talento, Supernanny, Fama e No limite não fazem tanto sucesso como o Big Brother Brasil. Mas o sucesso do BBB se deve ao seu formato, em que um grupo heterogêneo de 14 ou mais pessoas de ambos os sexos, que vigiadas por câmeras 24 hs por dia.

Eles não podem ler jornais, ouvir rádio nem assistir televisão nem ter contanto com parentes e amigos, passam por provas para escolha de liderança e imunidade etc.; e passam a maior parte do tempo em brincadeiras, festas e formando alianças  e tramando intrigas para não irem para o paredão e serem expulsas pelo voto dos telespectadores.




Blog do Jersey com colaboração do Recanto das Letras e DJONY (estagiário) – N7.COM

Nenhum comentário:

O RIO PEDE PAZ

O RIO PEDE PAZ