domingo, 28 de novembro de 2010

Papa se sensibiliza com guerra no Rio de Janeiro. No noticiário internacional 2014 e 2016 são o motivo das ações da Polícia


O noticiário sobre o Rio de Janeiro, que ganhou o mundo esta semana sensibilizaou o papa Bento XVI. Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, recebeu neste domingo (28) pela manhã um fax direto do Vaticano, transmitindo a solidariedade do papa à Igreja e a toda a população do Rio de Janeiro.

O apoio aos moradores do Rio foi expressado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcísio Bertone. “O Santo Padre acompanha com profunda mágoa os graves enfrentamentos e as violências destes dias no Rio de Janeiro, particularmente na comunidade Vila Cruzeiro”. Bento XVI disse que está fazendo orações pelos mortos e pelas suas famílias. Ele também fez um apelo às autoridades para que ponham fim à desordem.

Na imprensa internacional


Para os principais veículos da imprensa internacional, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são as principais razões para a ação efetiva da polícia e do exército na guerra contra o tráfico de drogas. De acordo com a reportagem do jornal francês Le Monde, "o Brasil tem até 2014 para pacificar as favelas". 

O The New York Times relembrou que, em 2007, às vésperas dos Jogos Panamericanos, a polícia fez uma grande operação no Complexo do Alemão e matou 19 pessoas. O jornal, ainda criticou a polícia do Rio. "Isso é resultado de uma falta de presença diária da polícia nas favelas do Rio, permitindo que gangues tomassem conta do território com armas pesadas e tráfico de drogas", diz o jornal americano.

sábado, 27 de novembro de 2010

Que herói é esse que o cinema nos deu de presente? Uma analise sobre o BOPE, o cinema e a guerra no Rio


Que herói é esse que o cinema nos deu de presente? Ele é o retrato dos policiais que precisamos ter no Brasil, ou o espelho do BOPE que desconhecemos? É o capitão Nascimento astro do filme Tropa de Elite, que na 2º edição da trama é mais implacável ainda com os bandidos, espanca político corrupto, mas acredita em uma polícia de elite que mata milhares de pessoas por ano. 

Este fato deve ter sido desconsiderado pelos jornalistas da Revista Veja, a maior revista de circulação da America Latina. A publicação que deveria ser crítica ultimamente tem se mostrado mais tendenciosa  do que nunca. Na última semana Veja embarcou na onda do sucesso alcançado por Tropa de Elite 2 e lançou como capa uma matéria surreal, que desconsidera fatos reais importantes sobre a polícia de Elite carioca. A Veja preferiu eleger um herói para o Brasil. "O PRIMEIRO SUPER HERÓI BRASILEIRO".



Para Andreia Gorito, doutorando na área de comunicação Social, professora e estudiosa de estética e cultura de massa, a Veja fez uma abordagem fora da realidade que simplesmente desconsiderou os fatos sobre a polícia do Rio de Janeiro, um dos alvos de crítica no filme. "Que herói é esse que o cinema nos deu de presente?", questionou Gorito.

"Sou uma estudiosa sobre o tema herói e ídolo. Eles são levantados pelo povo, e principalmente num país desigual como o nosso isso é até aceitável. Mas que herói é este que representa uma polícia que mata inocentes e diz que todos são bandidos? O BOPE não é tão bonzinho assim e não precisamos de um super herói como o capitão Nascimento. Prefiro os Ronaldos e Romários da vida", disse Gorito quando esteve em Macaé, para a IV Salecom.


Durante esta semana, mas sobretudo a partir de quinta-feira (25) o Brasil tem acompanhado atento todos os flashes de uma verdadeira guerra. É a guerra da Polícia carioca unida às forças armadas federais que lutam contra os bandidos que há 30 anos anos mantém o Rio refém do crime organizado. Os fatos da última semana fez o Brasil reacreditar na polícia, reacreditar na paz.

O garoto propaganda perfeito desta polícia mais honesta e mais comprometida já foi vista por mais de 10 milhões de espectadores no cinema em Tropa de Elite 2, que se tornou um fenômeno do cinema nacional. Na matéria de Veja o capitão Nascimento vivido nos cinemas pelo ator e jornalista Wagner Moura é um homem incorruptível que tem a missão de lutar contra o que ele chama de "sistema".


Cena do Filme Tropa de Elite 2






O sistema, no caso é a política, a polícia, as milícias, os esquemas de corrupção e tudo que está por traz da violência no Rio de Janeiro. Depois que o BOPE, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar se torna uma máquina de matar, (a mando do governo do estado do Rio de Janeiro), Nascimento descobre que seus maiores inimigos estão dentro da segurança pública que ele assume e por não compactuar com os erros dentro do órgão acaba sendo perseguido.

O personagem pode até ser um super-herói, mas na vida real a coisa e bem diferente. A Polícia carioca, ainda é corrupta, o governador ainda é o responsável pela desordem do Rio e o Brasil não deve engolir um herói que a Veja achou conveniente. Não mesmo.



Assista ao trailer oficial do filme


A NOTA: Sérgio Cabral diz que não vai recuar na guerra. Veja na íntegra


RIO EM  GUERRA: CLIQUE VEJA COBERTURA COMPLETA NO BLOG DO JERSEY 




O governador Sérgio Cabral se pronunciou oficialmente sobre a guerra no Rio de Janeiro. Ele falou através de nota divulgada na noite deste sábado (27). Cabral reafirmou seu compromisso de pacificar todas as comunidades do Rio e reconheceu ser as UPPs o motivos dos ataques dos traficantes.

Segundo o governador o propósito é não recuar, mas seguir em frente e com a a operação. Os tiroteios não para na Vila Cruzeiro e no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio.
Abaixo a nota na íntegra:
“As operações em curso no Rio de Janeiro, desenvolvidas por nossos policiais, pela Polícia Federal e pelas tropas militares, são essenciais para garantir o ir e vir das pessoas. É um direito básico, que é o nosso dever. O momento é de retomada de territórios, de afirmação da ordem e do Estado de Direito Democrático.

As equipes de Segurança vêm informando e esclarecendo à população sobre os acontecimentos, inclusive sobre o anúncio (hoje, 27/11) de um ponto de rendição aos bandidos.

O conjunto de ações no combate à criminalidade está recebendo o apoio da sociedade civil, o que nos estimula e reforça o fato de que estamos no caminho certo.

Estamos todos unidos. Todos com o mesmo propósito: seguir em frente sem qualquer recuo na busca da libertação das pessoas do poder de bandidos nas comunidades.

A referência e o poder nas comunidades – e em toda a sociedade – deve ser a do Poder Público, com pacificação e ações sociais em seguida. Isso já ocorre em várias comunidades, a partir das Unidades de Polícia Pacificadoras, as UPPs, contra as quais a bandidagem agora reage, porque as UPPs lhes tomaram os territórios.

A parceria do Governo do Rio com o Governo federal, em contatos diretos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita, Dilma Rousseff, e ministros de Estado beneficia diretamente à nossa sociedade. A população deseja e vai se libertar, porque não vamos recuar na nossa política de Segurança.

A população está confiante. Os nossos policiais estão orgulhosos por esse apoio.

É o meu compromisso, reafirmo, pacificar todas as comunidades onde houver o domínio do poder paralelo”, diz a nota dde Sérgio Cabral.




RIO EM  GUERRA: CLIQUE E VEJA A COBERTURA COMPLETA NO BLOG DO JERSEY

A cultura dos Realitys. A grande arma das emissoras brasileiras atualmente


A guerra está armada e deve continuar em 2011. O Reality se tornou a grande arma das emissoras, principalmente na questão de patrocínios, pela facilidade de inserir campanhas no formato.  Novos programas serão produzidos e o público será saturado com o formato.

Depois de escassas as produções que traziam novidade para a TV um grupo de profissionais da Televisão teve a idéia de registrar bem de perto fatos reais que acontecem no dia a dia da população, foi com esse intuito que surgiu o reality show.


Atualmente existe uma infinidade de programas deste gênero, cada um adaptado para um publico expecifico. Podemos encontrar reality shows de nogocios, talentos, confinamento, moda entre outros.
Abaixo uma lista com alguns reality exibidos atualmente  na TV brasileira:
O Aprendiz – Rede Record
Troca de Família – Rede Record
Ídolos – Rede Record
A Fazenda – Rede Record
Esquadrão da Moda – SBT
Super Nanny – SBT
Solitários – SBT
Qual é o Seu Talento? – SBT
Big Brother Brasil – Globo
Busão do Brasil – Band
Hipertensão – Globo
No Limite – Globo
Operação de Risco – RedeTV!
Dr. 90210 – RedeTV!
Transplante, Entre a Vida e a Morte – RedeTV!
O primeiro reality show foi o An American Family, que foi transmitido por uma emissora de televisão nos EUA em 1973, e exibido em doze partes; a série ficou muito conhecida na época por lidar com questões como divórcio e homossexualismo. Outros reality shows aconteceram na Inglaterra e na Europa com o mesmo enredo.
Mas afinal qual é afinalidade de um programa desse gênero? A audiência? A fama? ou o dinheiro? Na minha opinião todos. Muitos por não terem nenhum talento e nenhuma beleza atrativa acabam no ostracismo. Alguns reality shows são realizados com pessoas ricas e famosas que visam aparecer ainda mais. A audiência é somente uma consequência.
Em 1989 os reality shows ressurgiram em novos moldes, com o objetivo de aumentar a audiência e a arrecadação de redes de televisão pelo mundo inteiro, e com a interatividade do telespectador por telefone e pela internet. E reality shows como Cops e The World da MTV (lançado no Brasil como Na Real) fizeram muito sucesso.
E no Brasil?
No Brasil a onda de reality shows teve início com o programa No Limite. Que não teve tanta repercussão pelo motivo do publico não conhecer esse novo estilo de programa.
A LENDA: CASA DOS ARTISTAS
Estreou no dia 28 de Outubro de 2001, e teve sua final exibida em 16 de Dezembro do mesmo ano.
O programa alcançou uma média geral de 47 pontos. No período em que o programa foi exibido, o Fantástico, principal concorrente do horário, viu sua audiência cair para 28 pontos. A Final obteve picos de 55, a maior audiência em toda a história do SBT. No dia da final, Silvio Santos chegou a dizer: “Daqui a pouco, a Glória Maria vai dizer ‘Oi, eu sou a Glória Maria’, e o Bial: ‘Estávamos vendo a Casa dos Artistas’. O SBT, para ganhar audiência, ia aos breaks no mesmo momento dos breaks da Globo. A vencedora Bárbara Paz e os outros participantes cantaram: ‘Sobe, sobe, sobe, Ibope’ na noite da final.
A Rede Globo de Televisão acusou em nota oficial que o SBT estaria plagiando a idéia da produtora Endemol, criador e detentor dos direitos do reality show Big Brother, programa que o SBT acabou recusando comprar, para fazer uma versão sem pagar direitos autorais.
Logo em seguida a Endemol criou uma variação do Big Brother, semelhante à atração de Silvio Santos: era o “Big Brother VIP” ou “Celebrity Big Brother”, feito com famosos, que foi ao ar nos Países Baixos em 2000 pela primeira vez.
BIG BROTHER BRASIL
O Big Brother Brasil reality show produzido pela Endemol, estreou na Rede Globo em 2002, e está em sua 10ª edição.
O primeiro reality show BBB foi questionado pelo público por conter cenas de libidinagem, palavrões e discussões levianas. O programa passou por uma readaptação e está mais rígido; as cenas são editadas e algumas não são mostradas ao público. 
Os participantes também estão mais atentos à exposição mesmo debaixo de um edredom. Foram criadas novas atrações como visitas de famosos. Há mais prêmios para os participantes e telespectadores. A vitalidade do programa parece estar garantida, devido ao lucro das ligações telefônicas e dos patrocinadores. 
Nos paredões onde um candidato é eliminado pelo voto dos telespectadores há recorde de audiência no horário. No último paredão foram mais de 90 milhões de ligações; e levando em conta que somos cerca de 180 milhões de habitantes. Nada mal.
Outros reality shows como Troca de família, Idolos, A fazenda, Esquadrão da moda, Qual é o seu talento, Supernanny, Fama e No limite não fazem tanto sucesso como o Big Brother Brasil. Mas o sucesso do BBB se deve ao seu formato, em que um grupo heterogêneo de 14 ou mais pessoas de ambos os sexos, que vigiadas por câmeras 24 hs por dia.

Eles não podem ler jornais, ouvir rádio nem assistir televisão nem ter contanto com parentes e amigos, passam por provas para escolha de liderança e imunidade etc.; e passam a maior parte do tempo em brincadeiras, festas e formando alianças  e tramando intrigas para não irem para o paredão e serem expulsas pelo voto dos telespectadores.




Blog do Jersey com colaboração do Recanto das Letras e DJONY (estagiário) – N7.COM

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Assista imagens do momento em que bandidos fogem da Vila Cruzeiro


Os Rebeldes da Record. Emissora promete sucesso com adaptação mexicana

Uma nova produção da Record promete ser sucesso de crítica e de telespectadores. Escrita por Margareth Boury, e ambientada no Rio de Janeiro, estréia Rebelde, a nova novela da TV Record. A versão brasileira de Rebelde, que a emissora começou a gravar em outubro, terá mais personagens, mais tramas paralelas e núcleos que não existiram na produção veiculada pela Televisa do Mèxico, entre 2004 e 2006.

Na trama da emissora de Edir Macedo "Durante o fim de semana, os conflitos se aprofundam", revela Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da Record. "A novela está sendo escrita em paralelo com o original, mas há adaptações para o contexto nacional".

Um local usado para eventos, no Rio, servirá de locação para o colégio de elite, fundado por um professor idealista, que concede bolsas para alunos pobres. Haverá uma vila cenográfica, construída próxima da cidade cenográfica de Ribeirão do Tempo.
 

Com colaboração do Blog do Daniel Castro (R7.com)
Espalhe por aí:
  • RSS
  •  
  • Live
  •  
  • del.icio.us
  •  
  • Twitter
  •  
  • Digg
  •  
  • Netvibes
  •  
  • Facebook
  •  
  • Google Bookmarks

Caso Bilú: Assista a Polêmica entrevista da TV Record com o E.T. Bilú. Projeto busca processar a Rede

O Domingo Espetacular da TV Record proporcinou ao jornalismo brasileiro algo inédito, jamais vivenciado por qualquer outra rede de TV, inclusive do mundo inteiro. Trata-se da polêmica entrevista com o suposto E.T Bilú que "pertence" ao Projeto Portal, que estuda ufologia. Uma das falas que mais bizarras do vídeo é quando Bilú dá concelhos a terra. "Só peço que Busquem conhecimento", diz o E.T

A reportagem da TV Record, de mais de 20 minutos, foi ao ar no mês passado, mas continua causando polêmica. Na ocasião, o jornalista Cristiano Teixeira, que fez a entrevista se recusou a se aproximar do suposto extraterrestre.

O Projeto Portal acusa o jornalista da Record de atacar a crença do grupo e tentar converter os pesquisadores. De acordo com o pesquisador Alexandre de Oliveira, o produtor teria conversado com o grupo e dito que o estudo que faziam era satânico.

Logo depois a exibição da matéria do Domingo Espetacular a instituição divulgou um vídeo que dizia: “A que ponto chega o jornalismo da Record? Onde está a ética do jornalista: na sua profissão ou na sua crença religiosa?”, argumenta.

Assista agora parte da Reportagem bizarra com E.T. Bilú




Com colaboração do Portal Comunique-se.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Para os brasileiros Igreja Católica é a segunda instituição mais confiável



Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (17) mostra que a Igreja Católica saltou do sétimo para o segundo lugar no ranking de confiança da população brasileira em relação as instituições. A pesquisa, realizada pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, tinha como objetivo primeiro medir o Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil). 

De acordo com os dados, o Judiciário ficou em oitavo lugar, empatado com a polícia e à frente apenas do Congresso e dos partidos políticos. Já a confiança na Igreja aumentou 60% do segundo para o terceiro trimestre deste ano, passado de 34% para 54%.

"A Igreja só perde para as Forças Armadas e ganha de longe do governo federal e, inclusive, das emissoras de TV, que normalmente são instituições consideradas confiáveis pela população", disse a pesquisadora.
Luciana Gross Cunha, professora da FGV e coordenadora do ICJ Brasil, considera que a controvérsia sobre o aborto nas eleições presidenciais pesou para o aumento do índice de confiança na Igreja.

"A Igreja estava em um grau baixo de avaliação quando foi feita a apuração no segundo trimestre, muito perto da crise envolvendo a instituição com denúncias de pedofilia", disse Luciana ao jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Zenit

"Luz do mundo": Papa se pronuncia sobre polêmicas em novo livro-entrevista. Veja principais trechos

"A voz sincera de um papa frente a um mundo em transformação", assim o Zenit, o portal de jornalistas e correspondentes católicos iniciou a matéria que apresenta ao mundo o mais novo livro do Papa Bento XVI, "Luz do mundo". O evento de lançamento aconteceu na noite desta terça-feira, (23), no Vaticano. 
No livro, Bento XVI fala sobre os últimos acontecimentos polêmicos como, o pronunciamento sobre o uso de camisinha, o celibato e os abusos de pedofilia. Abaixo fragmentos do novo livro do Papa, que dentre outras coisas, posiciona a Igreja frente as principais questões do mundo contemporâneo, além de deixar mensagens de motivação cristã. Veja os principais trechos do livro:
Surpresa diante da sua eleição
"O fato de ver-me de repente diante dessa tarefa tão grande foi, como todos sabem, um choque para mim. A responsabilidade é realmente gigantesca."

Renúncia ao papado
"Se o papa chega a reconhecer com clareza que física, psíquica e mentalmente já não pode continuar seu ofício, tem o direito e, em certas circunstâncias, também o dever de renunciar."

Crise dos abusos
"Tudo isso foi para nós um choque e eu continuo me comovendo hoje assim como ontem, até no mais profundo."

Soluções para os abusos
"O importante é, em primeiro lugar, cuidar das vítimas e fazer todo o possível para ajudá-las e para estar ao seu lado com a vontade de contribuir para sua cura; em segundo lugar, evitar o máximo possível estes atos, por meio de uma seleção correta dos candidatos ao sacerdócio; e, em terceiro lugar, que os autores dos atos sejam castigados e excluídos de toda possibilidade de reincidir."

Enfrentar os abusos
"O que nunca deve acontecer é tentar escapar e pretender fingir não ter visto, deixando, assim, que os autores dos crimes continuem cometendo suas ações. Portanto, é necessária a vigilância da Igreja, o castigo para quem faltou e sobretudo a exclusão de todo acesso posterior às crianças."


Situação atual da Igreja
"A Igreja vive. Contemplada somente a partir da Europa, parece que se encontra em decadência. Mas esta é só uma parte do conjunto. Em outros continentes, ela cresce e vive, está repleta de dinamismo (...). Se a Igreja deixasse de estar presente, significaria um colapso de espaços vitais inteiros."

Relativismo
"Ninguém discutirá sobre o fato de que é preciso ser cuidadoso e cauteloso ao reivindicar a verdade. Mas descartá-la, sem mais nem menos, como inalcançável, exerce diretamente uma ação destrutiva."

Ecumenismo
"O mundo precisa de um potencial de testemunho a favor do Deus uno que nos fala em Cristo."

Diálogo inter-religioso
"Temos uma mensagem ética que dá orientação aos homens. E transmitir essa mensagem juntos é de suma importância na crise dos povos."

Islã
"Eu o reconheço como uma grande realidade religiosa com a qual devemos estar em diálogo."

Sexualidade
"O importante é que o homem é alma em corpo, que ele é ele mesmo enquanto corpo e que, por isso, é possível conceber o corpo de forma positiva e a sexualidade como um dom positivo. Através dela, o homem participa da condição criadora de Deus. Encontrar esta concepção positiva e cuidar desse tesouro que nos foi dado é uma grande tarefa."

Preservativos
"É óbvio que ela [a Igreja] não os vê como uma solução real e moral. Não obstante, em um ou outro caso, podem ser, na intenção de reduzir o perigo de contágio, um primeiro passo no caminho rumo a uma sexualidade vivida de forma diferente, rumo a uma sexualidade mais humana."

Pio XII
"Foi um dos grandes justos, que salvou muitos judeus, a tantos como nenhum outro."

Indissolubilidade do matrimônio
"Nós não podemos manipular essa palavra. Devemos deixá-la assim, ainda quando contradiga as formas de vida hoje dominantes."

Eucaristia
"Se é verdade - como acreditamos - que na Eucaristia Cristo está realmente presente, este é o acontecimento central, nem mais nem menos."

Celibato
"É sempre, por assim dizer, um ataque ao que o homem pensa normalmente, algo que só é realizável e crível se Deus existe."

Homossexualidade
"Se alguém tem inclinações homossexuais profundamente arraigadas - não se sabe até agora se são realmente inatas ou se surgem na primeira infância - e, em qualquer caso, se elas têm poder nessa pessoa, tais inclinações são para ela uma grande provação."

Ecologia
"Que o homem está ameaçado, que ameaça a si mesmo e ameaça o mundo, torna-se visível hoje por meio das provas científicas. Só poderá ser salvo se no seu coração crescerem as forças morais, forças que só podem vir do encontro com Deus."
Com colaboração do ZENIT.ORG

domingo, 21 de novembro de 2010

Um pouco irônico. Será que a Record está se achando?


Tomada por uma má sorte que derruba a audiência da Globo, a Rede Record está bem no ibópe, embora tenha falhado no prazo que deu para assumir a liderança da audiência da TV brasileira. A última da emissora de Edir Macedo foi uma provocação ferrenha à queda da Globo no horário em que A fazenda é exibido. A Globo vem perdendo, principalmente com as séries "Afinal, o que querem as mulheres?" e "Clandestinos", respectivamente as quintas e terças. Na última quinta a Record derrotou a Globo com 16 a 13 pontos no ibópe. O único probléma é que a Record não sabe ganhar. Derrepente ficou metida, por causa de 3 pontos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Itaú aproveita Copa do mundo do Brasil para vender em Nova York



Para o banco Itaú, patrocinador oficial da Copa de 2014 do Brasil e da Seleção brasileira de futebol a Copa do Mundo no Brasil já começou. O banco lançou uma ação especial nas ruas de Nova York, nos dias seguintes ao jogo entre Brasil e EUA, realizado no último 10 de agosto.

Segundo informações, distribuidores do jornal gratuito Metrô, que traz constantemente anúncios publicitários do banco estavam uniformizados em Manhattan, sobretudo em Wall Street divulgando o Brasil e a Copa no país do futebol.


domingo, 7 de novembro de 2010

Lindolfo Pires: O primeiro político a cumprir uma promessa das eleições 2010: dançou "beat it" de Michael Jacson


As eleições mal acabaram e já tem político cumprindo promessas. O 1º a cumprir o que havia prometido no período eleitoral é o deputado estadual eleito pelo estado da Paraíba Lindolfo Pires. Lindolfo que usava o slogan "Ligado em você" embarcou na onda do rei do Pop e utilizou como um dos jingles de sua campanha uma paródia da música "baet it". O resultado foi uma vitória folgada nas urnas e mais de 155 mil acessos no youtube para assistir o quase internacional deputado cumprindo sua primeira promessa eleitoral.

Ele não é Rodrigo Faro mais suas dancinhas estão fazendo maior sucesso. Em outro vídeo de Lindolfo o jingle é colocado como plano de fundo para o próprio Michael Jancson dançar. Resultado: uma harmonia perfeita entre som e imagem e mais de 190 mil acessos. Tomara que todos os políticos sejam como Lindolfo e cumpram as promessas que fizeram nestas eleições. Se não...


E depois não somos civilizados: Moradores impedidos de entrar em casa queimam banheiro em filmagem da saga Crepúsculo


Moradores da Lapa e do Bairro de Fátima, no centro do Rio de Janeiro atearam fogo em um banheiro químico que servia de apoio para o set de gravações de "Amanhecer" da saga Crepúsculo, que está tendo cenas gravadas no Rio. Impedidos de entrar em casa os moradores se revoltaram. Para conter o intenso fluxo de fãs no local das gravações, os moradores eram obrigados à apresentar comprovantes de residência para entrarem nas ruas do bairro utilizadas pela produção.

E não há só o filme "Amanhecer" com cenas sendo gravadas no Brasil não. Vin Diesel e a produção do filme "Velozes e furiosos", também, gravam cenas no Rio de Janeiro. Recentemente o Rio foi cenário para outro filme hollywoodiano, o sucesso "Os mecenários", de Stallone. Acontece que eventos como estes fogem da normalidade e acabam incomodando a tranquilidade de moradores. Com centenas de fãs e paparazzi, e sem o direito de ir e vir, fica difícil ser pacífico o tempo todo. E depois brasileiro que não é civilizado.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Manipulação e hipocrisia. A cobertura "sem vergonha" da mídia nas eleições 2010



O povo não se deixa mais enganar ou ser manipulado por uma simples noticia. Prova disto é que a maioria dos meios de comunicação do país estavam contra Dilma, mas ela venceu. A imparcialidade pregada pela imprensa livre brasileira ruiu e se revelou mentirosa e hipócrita na cobertura destas eleições 2010. No passo a passo do 1º e do 2º turno notícias e ataques, cada um defendendo seus candidatos, seus interesses .

A mídia sempre esteve na política, hora para defender os brasileiros, hora para defender os próprios interesses. Mas "nunca na história deste pais" os meios de comunicação usaram tão fortemente seu poder para defender candidatos A ou B.


A revista Veja cumpriu bem seu papel: a de mais hipócrita. Em suas séries registrava verdadeiros editoriais que se opunham a Lula e ao governo petista. Das 42 capas de 2010, 18 falavam mal do presidente. Em uma delas (acima) a Veja chegou a demonizar o Partido dos Trabalhadores.

O Globo Fed Dilma

As organizações Globo agem nas entrelinhas, não deixa barato, ataca e defende. A rede que tem o título de ser a maior manipuladora do Brasil entrou feio nestas eleições. Mas saiu suja, derrotada e lambusada. Depois das sucessivas matérias de crítica ao governo Lula nas capas do Jornal O Globo, o maior fiasco: uma matéria tendenciosa que defendia claramente Serra no Jornal Nacional.

Foram quase 10 minutos para explicar o que o JN chamou de atentado. A bolinha de papel que Serra levou na cabeça quando fazia corpo-a-corpo com eleitores repercutiu. Rendeu uma big Matéria com direito a análise de especialista e tudo. O Brasil não engoliu o fato de que uma simples bolinha de papel tenha virado um atentado em 2 eventos, como explicou o especialista. 

 
Isto para a TV, pois para o site Globo.com o título foi outro, ainda, mais tendencioso, ainda mais contudente, que colocava Lula contra Serra. O G1, também foi utilizado várias vezes para a publicação de matérias que valorizavam o Serra e pisoteava Dilma.

A guerra se armou e Globo e  Record se pegaram feio na TV, cada uma usando seus principais telejornais, defendendendo seus candidatos, e acusando quem podiam. Nomes como o do jornalista da Record Paulo Preto ajudou a incendiar a fogueira da hipocrisia eleitoral. Foi quando os blogueiros da "livre falácia" entraram em jogo dizendo o que queriam, afinal blog é coisa independente mesmo.



Mas nesta guerra engana-se quem pensa que Dilma esteve só. A petista contou com um reforço de peso, afinal, as câmeras da 2º maior emissora de TV do país estiveram a serviço da defesa de Dilma. A Record e todo seu poderio faraônico que inclui o Portal R7, a rádio Record, a Record News e ainda os altares da Igreja Universal defenderam a nova presidente até o fim. Neutra? nem pensar. Afinal o que vale mesmo é fazer oposição a Globo, e nesta arte a Record aprimora-se a cada dia.








Para isso a Record colocou seu "Portal imparcial" e seu telejornal quase Global para defender Dilma e bombardear Serra. Coletando informações nos blogs e nas machetes do Portal R7 não se via nenhuma noticia que desse ao Tucano um crédito se quer durante as eleições, e quando não havia com o que atacar Serra as maiores besteiras apareciam no Blog de cobertura das eleições do R7.com. 





A Record foi a primeira emissora de TV do pais a entrevistar Dilma Rousseff, e a que mais "babou o ovo da nova presidente". Na edição desta segunda, (01) o Jornal da Record gastou cerca de 70 % do tempo para falar sobre e com Dilma. E o "soldadinho" da Rede Globo, o poderoso Willian Bonner teve que engolir todas as suas palavras para entrevistar e parabenizar Dilma pela vitória. Não sei com que cara fez isso.

Aí eu te pergunto. Que mídia é essa que temos no Brasil, que não se diz contra ou a favor, mas manipula de acordo com seus interesses? E para terminar, mais uma pergunta. Foi ou não sem vergonha essas eleições?

O RIO PEDE PAZ

O RIO PEDE PAZ